O que é CMYK?

As quatro letras CMYK são as mais importantes no mundo do design gráfico. Essas letras representam o sistema de impressão atual e todo designer deve saber o que significa.


CMYK é a abreviação para as cores ciano, magenta, amarelo e preto. O termo advêm do inglês “Cyan“, “Magenta“, “Yellow” e “Key” (ou “chave”).

O acrônimo CMYK têm a letra “K” no final em vez de “B” (para “black“) por dois motivos: um deles é por causa que, no passado a chapa que continha a cor preta era chama de “key plate” ou “chapa chave” pois era geralmente a chapa com maior detalhe artístico ou “informações chave”. O segundo motivo é para que seja evitado a confusão com o outro modelo de cor popular – o RGB. RGB significa “Red, Green, Blue” (vermelho, verde, azul) e é como monitores e TVs representam a cor. E embora o termo “key” não seja mais usado hoje em dia, para evitar confusão com a letra “B” do RGB, o acrônimo CMYK continuou inalterado.

Embora as cores ciano, magenta e amarelo quando misturadas formam o preto, esse preto é tido como “insatisfatório” e “imprático em certas ocasiões”. Estas ocasiões ocorrem quando existe uma predominância de preto na imagem, e as três cores juntas podem enrugar o papel (por excesso de líquido) atrasando a secagem, Além do mais, utilizar tinta preta é menos caro do que utilizar 100% de cada uma das 3 cores.


                                   Um impresso visto de perto. Note as retículas com as 4 cores.

O sistema CMYK é usado na impressão em cores com tinta, ocultando certas cores quando impresso em um fundo branco (ou seja, absorvendo ondas de luz particulares). Este modelo chama-se subrativo pois a tinta “subtrai” luminosidade do branco. A combinação das quatro cores do CMYK podem reproduzir toda a principal gama de cores do espectro visível, porém não todas as cores existentes do mundo (embora o sistema CMYK possa imprimir milhões de cores diferentes).

Identificar a escala CMYK em um impresso pode ser feito com uma lupa ou um conta-fio. Caso o impresso seja feito de pequenas retículas das quatro cores, geralmente dispostas em ângulos padrões, pode se ter certeza que foi impresso em CMYK.

Os “pontos de cores CMYK” que aparecem nas imagens têm ângulos definidos, e formam um padrão. Dependendo de quantas cores são usadas e da preferência do operador da máquina, geralmente os “pontos” são impressos em um dos ângulos definidos:

                                                                      

Ângulos nos quais as cores podem ser impressas


Esses “pontos”, quando vistos pelos olhos humanos, são interpretados como uma cor só. Faça um teste: pegue uma lupa e veja algum tipo de material impresso. Em jornais, a visualização da retícula é mais fácil, pois a qualidade da impressão é geralmente menor.



Criatividade

Você já se perguntou se você é criativo? Pessoas são atraídas aos tipos criativos, seja essa pessoa um artista, um designer, um escritor, não importa; estamos sempre querendo saber como a mente do criativo funciona. Mas afinal de contas, quais são as características básicas de pessoas criativas?

Podemos ter criatividade em qualquer área profissional. Chefs são criativos na cozinha, vendedores são criativos nas estratégias para vender mais. Um estudo conduzido pelo BitRebels encontrou as 5 características presentes nas pessoas criativas de diferentes áreas:

1. Pessoas criativas são curiosas
Eles fazem perguntas o tempo todo. Quando eles vêem algo ou descobrem algo que eles não entendem, eles fazem um esforço extra para aprender tudo sobre como aquilo funciona e como aquilo pode beneficiar a eles e a outros.

2. Criativos gostam de desafios
Eles não fogem de desafios; eles encaram o problema de frente. Quanto maior o desafio, mais aquilo os intriga. A maioria das pessoas criativas também são ótimos “solucionadores” de problemas.

3. Criativos não tem medo de experimentar
Pessoas criativas correm riscos e não tem medo de provar algo novo, seja um processo, um aparelho ou uma fórmula. Experimentar é uma forma de analisar o que funciona e o que não funciona. Eles não vão esperar outras pessoas ditarem o que devem fazer, os criativos lidam.

4. Pessoas criativas tem padrões altos
Eles não se acomodam com nada menor que o melhor. Pessoas criativas sempre procuram fazer algo melhor, e nunca param de aprender.

5. Criativos sabem como aceitar e dar críticas construtivas
Esse é um dos maiores problemas de designers atualmente: eles não sabem aceitar críticas (inclusive, escrevi um post sobre como você pode lidar com críticas construtivas). Mas não importa o que fazemos, pessoas sempre vão falar algo sobre seu trabalho, seja algo bom ou ruim. Pessoas criativas conseguem aceitar críticas e torná-los em oportunidades. Eles também sabem como dar críticas construtivas. Como eles tem padrões elevados em relação a si mesmos, os criativos sabem que críticas conseguem ajudá-los a melhorar seu trabalho.

Você acha que você é criativo? Você se identificou nesta lista? Comente abaixo!